Termos Comuns na Informática - Parte I


Boa parte da galera já se debateu com algumas palavras ou expressões na WEB que não fazem idéia do que significam, né? Software, Hardware, FirmWare, Trojan, Cavalo de Tróia, Download, Upload e por aí vai...
Pois é, o Dicas e Downloads.com vai apresentar agora o significado de algumas desses termos!!! Ah!!! Quem encontrar algum termo maluco e quiser saber o que significa, coloca no comentário que nós respondemos aqui, tá?

BACKUP: Termo utilizado para designar cópias de segurança de arquivos, documentos, programas.
BROWSER (ou navegador): é o programa que utilizamos para "navegar" pelas páginas da web, ex.: Internet Explorer e Mozilla Firefox... é o programa que exibe o Desvendando a WEB pra você!
COOKIE: É um arquivo salvo por um site no seu computador. Em geral serve para armazenar dados sobre seus hábitos de navegação na internet. Por exemplo: como o Orkut sabe que este é meu login? =P (Não sabe o que é login? tem o significado aí embaixo ! :D)
DOWNLOAD: Copiar o arquivo da internet para o seu computador.
EXPIRAR: verbo maluco esse, né? Esse termo é usado na informática quando queremos dizer que o prazo para usar um programa gratuito acabou, e que a partir de agora só pagando...hehehe
FÓRUM: Espaço onde os internautas podem realizar debates escritos sobre determinado assunto.
FREEWARE : programas gratuitos.
HARDWARE: é o computador da sua casa. Qualquer peça do seu computador pode ser chamada de Hardware.
LINK: É uma conexão de uma palavra, imagem ou objeto para outro.
LOGIN: sua identificação em qualquer sistema ou site da Internet.
LOGOUT: sair do sistema ou de site da internet.
PLUGIN: Programa que pode ser instalado no navegador e que permite o uso de recursos extras, como o acesso a vídeo ou a documentos em Flash.
POP-UP: Pequena janela que se abre sobre a página visitada. Normalmente é usado para publicidade.
SOFTWARE : são os programas que usamos. O WORD, o EXCEL, o WINDOWS, o MSN... são softwares.
SPAM: Emails enviados em massa cujo objetivo é divulgar produtos ou criar tráfego desnecessário na internet (ou seja, aqueles emails chatos que só fazem encher a caixa de entrada =P).
UPLOAD: Copiar um arquivo do computador para a internet.
URL: Endereço de site. Por exemplo: http://desvendandoaweb.blogspot.com é o endereço do blog Desvendando a WEB!!! :P
VOIP: também chamado voz sobre IP. É um serviço de transmissão de voz via internet que pode funcionar como um telefone comum quando conectado a um adaptador. Tem programas grátis que fazem isso, como o Skype, por exemplo... Não conhece o Skype? Então Clique aqui.
WIRELESS: permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de uso de cabos, através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão.
WI-FI: Do Inglês Wireless Fidelity. Um tipo de rede sem fio.

É isso aí pessoal, isso foi só o comecinho... depois postaremos mais!!! E, como já disse, escreva um comentário se não entendeu nada ou quer saber mais alguma coisa, tá? Logo responderemos...

Saudações!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Copyright © DICAS E DOWNLOADS