Portable Apps - Seu Computador de Bolso! (Tutorial)

Olá pessoal!

Se você acha que é só no seu computador que você tem tudo o que precisa normalmente, e que em outro lugar você não vai mais se sentir em casa, "está na hora de você rever os seus conceitos..."

Logo do Portable Apps.


Com um pen drive e o Portable Apps, você leva o que precisar no bolso...agora você, além de guardar seus dados, vai ter acesso aos programas que mais gosta e/ou precisa usar, independente do computador que esteja usando.

O Portable Apps foi desenvolvido para funcionar no seu pen drive, independente de você estar usando um computador Windows ou Linux, e você pode adicionar os programas que quiser, desde que estes estejam disponíveis no site do Portable Apps. E tem de tudo:
  • Navegador (Mozilla Firefox)
  • Leitor de emails (Mozilla Thunderbird)
  • Comunicador - MSN e afins (Pidgin)
  • Automação de escritório - Office e afins (OpenOffice)
  • Player de Áudio (CoolPlayer+)
  • Leitor de PDF (Sumatra PDF)
  • Jogos etc.


Continue lendo...


Todos estes acima já vêm instalados. Adicionalmente, você pode incluir mais programas a seu gosto:

  • Addons para o Firefox (alguns, apenas)
  • Compactador (7-Zip)
  • Editor de som (Audacity)
  • Comunicador (aMSN)
  • Editor de imagens (GIMP)
  • E muito mais!

A instalação é fácil. Após baixar o arquivo executável (.exe), rode e mostre a unidade de disco do seu pen drive (F:, K: etc.) e clicar em instalar. O resto é com ele...


Instalação do Portable Apps.

O Portable Apps tem a seguinte estrutura no seu pen drive:


Estrutura do Portable Apps no pen drive.

  1. Uma pasta Portable Apps, para guardar os programas e arquivos necessários ao seu funcionamento;
  2. Uma pasta Documents, para você guardar seus arquivos de forma organizada (ele cria as pastas Music, Pictures e Videos, mas você tem a liberdade de criar outras pastas);
  3. Um programa StartPortableApps.exe, que mostra pra você um "Menu Iniciar" no canto inferior direito de sua área de trabalho, além de exibir um ícone do PortableApps na bandeja do sistema, para que você possa acessá-lo sempre que desejar. Nesse menu você encontra os programas instalados, as pastas padrão - vide item 2 desta lista - e algumas tarefas, como as "Opções", onde você altera a linguagem do menu (clique em "Options", aponte para "Language", e escolha o idioma Português).
  4. Um arquivo autorun.inf. Você não precisa conhecer a fundo como mexer nele, mas saber o que é necessário para o "Menu Iniciar" do Portable Apps abrir automaticamente quando você plugar seu pen drive. A seguir, falaremos disso.

Trocando o idioma do menu.

Ícone do Portable Apps na bandeja do sistema.

Bom, para o "Menu Iniciar" entrar de cara quando você pluga o pen drive, siga os seguintes passos (para Windows):

  1. Acrescente as seguintes linhas ao arquivo autorun.inf e salve-o:
UseAutoPlay=1
shellexecute=StartPortableApps.exe
  1. Em "Meu Computador", clique com o botão direito sobre a unidade do seu pen drive e escolha "Propriedades";
  2. Na guia "Execução Automática", em cada opção ("Arquivos de Música", "Imagens", "Arquivos de Vídeo", "Conteúdo Misto") atribua a ação "Nenhuma ação". Clique em "OK".

Modificando as opções de Execução Automática do seu pen drive.

Depois, teste removendo e replugando seu pen drive (se não der certo, comente aqui que a gente faz funcionar! =P).

Portable Apps: http://portableapps.com/
Portable Apps - outros programas: http://portableapps.com/apps
Download (onde baixar): http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/portableapps/PortableApps.com_Suite_Light_Setup_1.1.exe

Bom gente, isso é o básico pra começar a usar o Portable Apps, que eu recomendo, porque nunca se sabe quando pegarmos um computador sem Office, sem MSN ou sem um joguinho, não é verdade?

Saudações!

14 comentários:

Iury Silva disse...

Nossa, muito bom o post sobre o portable apps. Só o dicas e downloads mesmo para trazer tudo com uma linguagem fácil, descomplicando a informática.

Fau!!! disse...

Ruinaldinho mandou muito bem (como sempre)...

Parabéns!!! =)

Mike Garson disse...

Muito bom mas aparentemente ele só é possível adicionar
programas com a extensão .exe.paf (.exe.?),limitando-se à programas criados para a sua plataforma que só tem no site portableapps e não qualquer programa portable, então eu conheci o Lupo PenSuite excelentíssimo, mas como ele não vem uma versão somente com o menu, não era exatamente o que eu queria, mais tarde descobri que ele era baseado no Asuite resolvi testá-lo, foi exatamente o que eu queria, com ele eu posso adicionar qualquer programa, e posso personalizar onde a localização da pasta meus documentos, mesmo que a pasta ja tenha um nome diferente (ex: my documents, documents, documentos, meus arquivos, joãozinho) eu posso adicionar o caminho da pasta ao atalho do menu. Mais tarde descobri que se voce adicionar a pasta do programa à pasta PortableApps o programa é adicionado ao reniciar o aplicativo. De quaquer forma eu recomendo que testem o Asuite e o Lupo PenSuite, na minha opiniao são os unicos melhores e muito melhores que o PortableApps Altamente recomendável. Apesar do screenshot ridiculo do site da Asuite, aquela janelinha é so para personalizar os aplicativos ele tem uma janela muito mais bonita até mesmo que o portableapps (clique com o botao direito)

RUInaldinho disse...

Obrigado pela dica, Mike! Vamos olhar as ferramentas e futuramente falar delas aqui...são vocês que fazem o site cada vez melhor junto com a gente, valeu!

Anônimo disse...

quero saber o nome de um jogador

Anônimo disse...

e se eu formatar meu pen drive tenho q instalar de novo..!?

RUInaldinho disse...

Tem sim, Anônimo...abraço!

Anônimo disse...

Parabens pelo programa e ao Mike tb pela dica!!!!
Ambos ajudarm muito, obrigado !!!!

Anônimo disse...

preciso desinstalar meus programas do meu notebook o ante viros entra em conflito com o avast.meu apelido e nado obrigado pela atençao

RUInaldinho disse...

Anônimo (nado),

você tem outro antivírus além do Avast no seu notebook?

Anônimo disse...

Quero ter um desses pelo menos para rodar um dos emuladores que eu tenho no pendrive.

Anônimo disse...

Não consegui fazer com que ele abra automaticamente, alguém aí pode ajudar?

RUInaldinho disse...

Olá Anônimo,

se você estiver usando o Windows 7, não será possível usar o recurso, pois a reprodução automática (autorun.inf) foi desativada na última versão do Windows, ok?

Abraço!

vilson disse...

Tenha 514 canais em sua casa www.tvhd.com.br

Postar um comentário

Copyright © DICAS E DOWNLOADS