Termos Comuns na Informática - Parte I


Boa parte da galera já se debateu com algumas palavras ou expressões na WEB que não fazem idéia do que significam, né? Software, Hardware, FirmWare, Trojan, Cavalo de Tróia, Download, Upload e por aí vai...
Pois é, o Dicas e Downloads.com vai apresentar agora o significado de algumas desses termos!!! Ah!!! Quem encontrar algum termo maluco e quiser saber o que significa, coloca no comentário que nós respondemos aqui, tá?

BACKUP: Termo utilizado para designar cópias de segurança de arquivos, documentos, programas.
BROWSER (ou navegador): é o programa que utilizamos para "navegar" pelas páginas da web, ex.: Internet Explorer e Mozilla Firefox... é o programa que exibe o Desvendando a WEB pra você!
COOKIE: É um arquivo salvo por um site no seu computador. Em geral serve para armazenar dados sobre seus hábitos de navegação na internet. Por exemplo: como o Orkut sabe que este é meu login? =P (Não sabe o que é login? tem o significado aí embaixo ! :D)
DOWNLOAD: Copiar o arquivo da internet para o seu computador.
EXPIRAR: verbo maluco esse, né? Esse termo é usado na informática quando queremos dizer que o prazo para usar um programa gratuito acabou, e que a partir de agora só pagando...hehehe
FÓRUM: Espaço onde os internautas podem realizar debates escritos sobre determinado assunto.
FREEWARE : programas gratuitos.
HARDWARE: é o computador da sua casa. Qualquer peça do seu computador pode ser chamada de Hardware.
LINK: É uma conexão de uma palavra, imagem ou objeto para outro.
LOGIN: sua identificação em qualquer sistema ou site da Internet.
LOGOUT: sair do sistema ou de site da internet.
PLUGIN: Programa que pode ser instalado no navegador e que permite o uso de recursos extras, como o acesso a vídeo ou a documentos em Flash.
POP-UP: Pequena janela que se abre sobre a página visitada. Normalmente é usado para publicidade.
SOFTWARE : são os programas que usamos. O WORD, o EXCEL, o WINDOWS, o MSN... são softwares.
SPAM: Emails enviados em massa cujo objetivo é divulgar produtos ou criar tráfego desnecessário na internet (ou seja, aqueles emails chatos que só fazem encher a caixa de entrada =P).
UPLOAD: Copiar um arquivo do computador para a internet.
URL: Endereço de site. Por exemplo: http://desvendandoaweb.blogspot.com é o endereço do blog Desvendando a WEB!!! :P
VOIP: também chamado voz sobre IP. É um serviço de transmissão de voz via internet que pode funcionar como um telefone comum quando conectado a um adaptador. Tem programas grátis que fazem isso, como o Skype, por exemplo... Não conhece o Skype? Então Clique aqui.
WIRELESS: permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de uso de cabos, através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão.
WI-FI: Do Inglês Wireless Fidelity. Um tipo de rede sem fio.

É isso aí pessoal, isso foi só o comecinho... depois postaremos mais!!! E, como já disse, escreva um comentário se não entendeu nada ou quer saber mais alguma coisa, tá? Logo responderemos...

Saudações!

GIMP - a melhor Alternativa para o PhotoShop

Bom... todo mundo pelo menos já ouviu falar de PhotoShop, né? Pra quem não sabe o que é, o PhotoShop é uma das ferramentas de edição de imagens que faz milagres!! Faz uns efeitos legais em fotos, corrige imperfeições... =D
Só tem um probleminha... o PhotoShop não é FREE! E então? O que faremos? Quem poderá nos defender?

O GIMP!!!

O Gimp é uma ferramenta totalmente livre, equivalente ao PhotoShop e, com certeza, foi aquela que chegou mais próximo disso! Logo à primeira vista, o GIMP parece meio estranho (o programa é dividido em várias janelinhas, muito diferente do que a gente está acostumado a ver nos programas que usamos no Windows) mas rapidinho se acostuma!!!
Ele tem várias funções qua auxiliam MUITO na edição de imagens... e você pode dar uma incrementada nas suas fotos (imagine o que vc poderia fazer com o seu álbum do Orkut, hein? =P). Além disso, ele também tem ferramentas que auxiliam no desenho, mas ele é melhor com imagens mesmo...
Bom, se vc acha horrível a idéia de várias janelinhas do mesmo programa soltas no seu computador, tem o GimpShop, uma nova versão do Programa cuja estrutura é igual ao do PhotoShop, sem janelinhas soltas, as ferramentas organizadas da mesma forma... foi feito para pessoas que reprovaram a organização do GIMP, mas gostariam de continuar usando.

O site oficial do GIMP: http://www.gimp.org
Para Baixar a versão 2.4 :http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/gimp-win/gimp-2.4.6-i686-setup.exe

Quem quiser saber novidades ou trocar experiências com pessoas que usam o GIMP aqui no Brasil: http://www.gimp.com.br . Nesse site tem vários tutoriais que ensinam a fazer das coisas mais simples às mais elaboradas! Para acessar a lista completa de tutoriais desse site, clique aqui: http://www.gimp.com.br/joomla/smf/index.php?topic=6923.0

Bom, pessoal... é isso... espero que usem o GIMP e façam efeitos bem legais nas fotos! Deixe seu comentário com o link para a foto que fizerem! =P

Saudações

Baixando Filmes/Seriados Pela Internet - Parte III


Veja a parte I desse tutorial: Clique aqui

Veja a parte II desse tutorial: Clique aqui

Aqui estamos nessa ladainha, só pra assistir um único filme... Só que, depois da primeira, a gente não esquece mais...é que nem bicicleta. Mas vamos ao que interessa, codecs.
Codec, que diabos é codec? Codec (codificador-decodificador) é auto-explicativo. Mas deixem eu explicar também. São rotinas de computador responsáveis pela codificação de sinais luminosos e sons em imagens de computador e áudio digital, além de fazer o caminho inverso. Ou seja, da TV pro disco rígido do computador, há o processo de codificação. E, quando reproduzimos o filme no computador, ocorre a decodificação.
Pois bem. O seu computador não vem com todos os codecs para reproduzir todo e qualquer formato de áudio e vídeo, uma vez que cada codec realiza certo tipo de compactação dos dados, privilegiando a qualidade ou o espaço ocupado em disco. Para mais informações, consulte o artigo do Wikipedia.
E onde vou achar esses codecs, afinal de contas? Nos sites de downloads, porque o K-Lite não é um produto consolidado, mas um pacote de codecs, cada qual feito por pessoas diferentes. Dispomos aqui o link fornecido pelo Superdownloads, site repleto de downloads de diversas categorias. Recomendamos uma visita despretensiosa...brincadeira.

Superdownloads: http://www.superdownloads.com.br
K-Lite (no Superdownloads): http://ftp.freenet.de/pub/filepilot/windows/multimedia/video/k-lite_codec_pack/klmcodec417.exe

Bom, após a instalação, você terá os codecs a sua disposição, além de um novo player, o Media Player Classic, leve e eficiente, que acompanha o pacote de codecs. Agora sim, fim da novela, e início pleno dos filmes e seriados! Não somos experts, mas qualquer dúvida será prontamente atendida...deixe seu comentário!
PS: justamente por não sermos experts, a partir deste post adicionaremos algumas referências para definições de termos de informática e programas, principalmente do Wikipedia.

Baixando Filmes/Seriados Pela Internet - Parte II

Dr. House... personagem principal de uma série com seu nome...
Veja a parte I desse tutorial: Clique aqui

Após baixar um filme em inglês (ou francês, alemão, japonês...), você se pergunta: como vou assistir isso se nem vou entender? É aí que entram em cena as legendas, pra facilitar as coisas pra você.
E é simples achar uma legenda. Lembra quando você foi buscar um filme no IsoHunt ou no Torrentz? Pois bem. Provavelmente você viu o nome do torrent ser o nome do filme mais algumas letras estranhas e sem significado, não é? Ok. Aquelas letras sem significado são o release, ou seja, a distribuição referente àquele filme, que é o formato de áudio e vídeo + quem publicou aquele filme na grande rede.
Trocando em miúdos: para saber qual a legenda certa para seu filme, você precisa daquele nome exato, até porque os media players reconhecem a legenda (cuja extensão é .SRT) automaticamente se ela estiver na mesma pasta do filme (ex.: Wall-E CAM XVID - STG.avi & Wall-E CAM XVID - STG.srt).
E onde buscar essas legendas? Em sites específicos pra elas, como o Legendas (http://www.legendas.tv). Há um pequeno inconveniente em se criar um login para ter acesso às legendas do site, mas é um pequeno esforço por grandes benefícios!
Bem, no Legendas você busca pelo título do filme ou pelo release. É preferível buscar pelo título (às vezes o release está escrito diferente no nome do arquivo, com pontos ao invés de traços, por exemplo). Depois, basta comparar os resultados da busca com o nome do release do filme.
Clique sobre o release correto (sem esquecer de olhar o idioma da legenda pela bandeira do país) e depois, na nova janela, em download.
Extraia a legenda do arquivo baixado usando o WinRAR (lembra do compactador? Não sabe o que é? Então clique aqui) e ponha o arquivo .srt na mesma pasta onde está o filme.
Pronto! agora é só abrir o arquivo do filme e assistir à vontade!
Caso isto não seja suficiente, pode ser preciso dar uma olhada na parte III desta série, que fala sobre os codecs de vídeo e áudio, os interpretadores do formato do filme.

Veja a parte III deste tutorial: Clique aqui

Saudações!

Baixando Filmes/Seriados Pela Internet - Parte I


A fonte mais viável para se baixar filmes pela Internet é, sem sombra de dúvidas, os torrents.
BitTorrent nada mais é que um protocolo de rede (como uma língua que os computadores falam) que permite que baixemos arquivos de outras pessoas pela rede e que elas façam o mesmo. Apesar de parecer inseguro, não é. Só os arquivos listados no arquivo .torrent podem ser trocados.
Todo aquele que possui o arquivo completo é uma "semente" (seed, em inglês), e aqueles que não o possuem completamente são os "pares" (ou peers, em inglês). O importante é que, quanto mais sementes, maior a chance de encontrar o arquivo completo na rede.
Outra questão importante: são os filmes mais novos e os clássicos os mais disponíveis para compartilhamento, devido a fama que desfrutam ao redor do planeta.
Os arquivos .torrent (que descrevem o que será baixado), estão disponíveis em vários sites na internet, e são facilmente encontrados com páginas de busca especializadas, como o Torrentz (http://www.torrentz.com) e o IsoHunt (http://www.isohunt.com). Se não encontrar o seu filme de primeira, tente usar o nome original do filme (se for estrangeiro. Ex.: "O Poderoso Chefão" -> "The Godfather"; "Homem Aranha" -> "Spider-Man").
Por fim, é necessário um cliente torrent, ou seja, um programa responsável pelo gerenciamento do download do(s) arquivo(s) que você quer baixar. Exemplos:

uTorrent (http://www.utorrent.com/), leve e eficiente (recomendamos!).
Download (onde baixar): http://download.utorrent.com/1.7.7/utorrent.exe

Azureus (http://azureus.sourceforge.net/), pesado, porém dispõe muitas informações para usuários avançados.
Download: http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/azureus/Vuze_3.1.1.0_windows.exe

Bit Comet (http://www.bitcomet.com), mais um exemplo, apenas.
Download http://download.bitcomet.com/bitcomet/bitcomet_setup.exe

Depois de baixado e instalado, basta usar o comando abrir do seu programa preferido e mostrar o caminho do arquivo .torrent.
Se o filme for estrangeiro, baixe também a legenda dele (caso não entenda o idioma). A parte II é justamente dedicada às legendas.

Veja a parte II: http://www.dicasedownloads.com/2008/07/baixando-filmes-pela-internet-parte-ii.html

Veja a parte III: http://www.dicasedownloads.com/2008/07/baixando-filmesseriados-pela-internet.html

Divirtam-se!

WinRAR - Armazenando seus arquivos com menos espaço


Se você já se deparou com aquele email carregado de anexos - principalmente várias fotos de uma viagem ou festa -, então vai gostar disso. Estamos falando do WinRAR, um "gerenciador de arquivos", como diz o próprio criador, que tem por principal função a compressão e a descompressão de arquivos (ou seja, pegar várias das suas fotos e criar um novo arquivo, menor do que todas as fotos juntas(!), e depois recuperar, a partir do mesmo arquivo, todas as fotos, como se nada tivesse acontecido).
Ele comprime a maioria dos formatos comuns de arquivo, como documentos do Word (.doc) e apresentações do Power Point (.ppt), com eficiência. Inclusive, ele ajuda a anexar ao email arquivos cujas extensões são consideradas "suspeitas" de conter vírus, como programas (.exe), já que o arquivo comprimido possui a extensão .rar (a propósito, nunca mais se esqueça disso: a extensão do arquivo RAR é .RAR!).
Além disso, você pode compactar vários arquivos de uma vez ou pastas inteiras num único arquivo (reparou que pasta não pode ser anexo de email? E é melhor anexar uma coisa só ao invés de repetir o processo várias vezes...).
Agora é só começar a usar freqüentemente o WinRAR e desfrutar dos benefícios...

Criador: RARLab (http://www.rarlab.com)
Download (onde baixar): http://www.rarlab.com/rar/wrar38b5br.exe

Saudações!

Skype - Telefonando pela Internet

Alô? Se suas contas de telefone estão vindo altas, ou se você pretende falar sem custo com seus amigos e parentes, eis aqui o que você procura! Com um computador, um headset (fone de ouvido com microfone embutido) e uma conexão com a Internet, já é possível conversar com quem você quiser, desde que essa pessoa disponha do mesmo. E o melhor: de computador pra computador é de graça, na faixa!
O Skype é um aplicativo de Voz Sobre IP: uma tecnologia que consiste em transformar a voz em sinais digitais, que o computador "entende". No Skype, também é possível conversar via mensagens de textos (como o MSN, a diferença é que ele começou com texto para depois apresentar sua solução de conversa com voz, mas vocês mesmos podem conferir que o Skype é imbatível). Fazendo-se uma assinatura de baixo valor (R$14,95 mensais), já se tem quase 7 horas de conversação para quaisquer telefones fixos do Brasil! Compare com a sua assinatura de telefone e veja se não vale a pena. Existem outras assinaturas disponíveis (para ligações internacionais, por exemplo).
Experimente uma boa conversa pelo Skype e depois diga se não vale a pena!

Skype (site oficial do Brasil): http://www.skype.com/intl/pt/
Download do Programa (onde baixar): http://download.skype.com/SkypeSetup.exe

Saudações!

Política de Privacidade

"Política de Privacidade"

"Este site pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário
tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se
(se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado
computador.

Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo
mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por
este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e
instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são
empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos
através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em
tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de
seu computador conforme instruções do próprio navegador.

Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser
avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para
impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a
esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio
navegador".
Copyright © DICAS E DOWNLOADS